terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aula 1- Introdução e Programa do curso

1- Ciência econômica não é uma ciência madura. Convivem vários paradigmas:

Classicos--A. Smith, Ricardo e Mill- consumidores livres e soberanos, mercados eficientes.
Marx- o sujeito é o capital.
Keynesianos- salvar o capitalismo de si mesmo.

2- Objetivo do curso: visão geral do debate sobre moeda.

3- Moeda , a instituição mais importante da economia capitalista. Sem moeda não há mercadoria e sem mercadoria, não há capitalismo.

4- Grande esforço necessário a compreender e discutir moeda. “ como ensinar aos peixes o que é a agua”.

5- Macroeconomia e moeda - macroeconomia só faz sentido para uma economia prospera e diversificada. Onde existe suficiente possibilidade de substituição entre produtos tanto no consumo quanto na produção para que se possa falar em um produto único, o PIB ou o PNB . Um produto plástico que pode ser transformado em consumo , investimento, exportações ou importações.

6-Na abordagem macro, agentes econômicos escolhem entre dois produtos-- Moeda ou PIB. Por isto o problema macro pode ser chamado de um problema monetário. Na Universidade de Chicago os cursos de Macro são chamados de cursos de Moeda.

7- O curso apresentará o debate entre classicos e keynesianos, neoclassicos e monetaristas, novos classicos e novos keynesianos. O pano de fundo, a base sobre a qual apresentaremos este debate é a visão de livro texto , o modelo IS- LM que desde os anos 40 constitue o modelo padrão apresentado aos estudantes de economia .

8- as proximas aulas apresentam uma rapida revisão deste modelo que os alunos estudaram no curso de Macro I.

9- o curso dedicará atenção especial as crises espetaculares : a hiperinflação dos anos 20 na alemanha e outros paises da Europa Oriental, a crise de 1930, as reformas monetarias brasileiras dos anos 80 e a crise atual.

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